Nutrição & Estética






Todos sabem que uma alimentação equilibrada é fundamental para nossa saúde e bem-estar. Mais do que isso, uma alimentação correta nos ajuda a manter nossa beleza, e aparência saudáveis. Os alimentos podem ser ótimos aliados na busca por uma aparência saudável, pois trata nosso corpo de dentro para fora. Os alimentos certos nos ajudam a ter pele, unhas e cabelos saudáveis e proporcionam o bem estar físico. Por isso, aqui você encontrará informações sobre como ficar muito mais bonita (o).







1. ANTIOXIDANTES & RADICAIS LIVRES
Para entendermos melhor a ação dos antioxidantes no nosso organismo, antes precisamos saber o que são e como é a ação dos radicais livres no nosso organismo.
O nosso organismo precisa constantemente de oxigênio para que nossas células convertam os nutrientes absorvidos em energia. Porém a queima de oxigênio (oxidação) libera moléculas de radicais livres - que são instáveis e possuem um elétron com carga negativa que se associa rapidamente a moléculas de cargas positivas com as quais pode reagir ou oxidar. Porém o excesso de radicais livres pode causar um estresse oxidativo, que pode danificar as células sadias do corpo, visto que atinge e prejudica o DNA das células, provocando doenças.
Em nosso organismo, há uma série de mecanismos antioxidantes que atuam no controle da formação e remoção dos radicais livres. Porém, quando estes mecanismos não funcionam adequadamente, a formação de radicais livres ocorre de maneira mais rápida ocasionando danos às células do nosso corpo. Este processo pode levar ao surgimento de doenças neurodegenerativas (Parkinson, Alzheimer, etc), células cancerígenas, envelhecimento, doenças cardiovasculares etc. Isto é o que chamamos de estresse oxidativo.
O excesso de radicais livres no organismo, além de ser ocasionado por reações químicas que ocorrem no nosso corpo, também pode ocorrer devido à fatores externos, como: excesso de álcool, cigarro, poluição ambiental, gases tóxicos, emitidos por automóveis, substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas (hormônios e aditivos químicos), exposição a raios X e à radiação ultravioleta do sol,  alto consumo de gorduras saturadas (frituras, alimentos embutidos) e  estresse físico e emocional.
Deve-se lembrar que os radicais livres são utilizados pelo organismo, visto que são aliados do sistema imunológico auxiliando no combate à infecções. O excesso de radicais livres é prejudicial ao organismo. Assim, com o sistema imunológico enfraquecido, o organismo envelhece mais rapidamente, a pele pode ficar manchada ou apresentar rugas.
Agora sim, entram em cena os antioxidantes que são moléculas de carga positiva que são os responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células. Os antioxidantes estão presentes em diversos alimentos, como frutas, legumes, cereais e hortaliças. A ingestão desses alimentos nos protegem contra os radicais livres e ainda reduzem o risco de várias doenças e evita envelhecimento precoce. A tabela abaixo mostra os nutrientes presentes em diversas fontes alimentares e sua ação antioxidante.

Nutrientes
Fontes Alimentares
Principal Ação
Flavonóides
Vinho tinto, Vegetais, morango, uva, nozes, chá verde e preto
Aciona antioxidantes mais ativos capazes de seqüestrar radicais livres
Ferro
Fígado, carne bovina, feijões, ervilhas, frutas desidratadas (damasco e passas), brócolis, beterraba e cereais enriquecidos.
Atua na formação dos glóbulos vermelhos e conseqüentemente na oxigenação do corpo
Cobre
Fígado, frutos do mar, ervilhas, alcachofra, abacate, rabanete, derivados de soja, tomate, banana, ameixa, grãos integrais.
Ajuda a neutralizar os radicais livres. Essencial para o adequado funcionamento do sistema imunológico.
Magnésio
Iogurte natural, vegetais de folhas verdes, leguminosas, cereais integrais, pães integrais, carnes, peixes, ovos, nozes, leguminosas, milho, cenoura, frutos do mar.
Atua na formação de tecidos
Selênio
Peixes, castanha do Pará, grãos integrais
Evita a flacidez dos tecidos e o envelhecimento da pele causado pelo sol
Zinco
Carnes vermelhas,cereais integrais,nozes, germe de trigo, algas, ostras, leite e derivados e grãos
Potencializa a ação das enzimas que combatem os radicais livres, favorecem a renovação celular
Vitamina A
Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados
Formação de novos tecidos auxilia no tratamento de furúnculos e acne
Vitamina C
Abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, pimentão, tangerina, tomate
Protege a pele da ação dos raios ultravioletas, preserva o colágeno
Vitamina E
Castanha do Pará, cereais integrais, germe de trigo, pães integrais, repolho
Aumenta a ação da vitamina C, protege a membrana da célula e reduz cicatrizes



Fonte: BIANCHI, Maria de Lourdes Pires; ANTUNES,  Lusânia Maria Greggi. Radicais Livres e os Principais Antioxidantes da Dieta. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n2/v12n2a01.pdf; Radicais Livres. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br.


2. NUTRICOSMÉTICOS


Os nutricosméticos ou aliméticos também chamados de pílulas da beleza são suplementos que buscam nutrir a pele de dentro para fora. Eles contêm princípios ativos especiais, como vitaminas (principalmente A, C e E), minerais, flavonóides, aminoácidos, óleos essenciais, proteínas, ervas e outras substâncias antioxidantes associadas que além de nutrir o organismo, combatem os radicais livres (os grandes responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele). Além disso, estudos científicos comprovam que os nutricosméticos também previnem a queda capilar, promove o fortalecimento das unhas e pode prevenir até mesmo a tão temida celulite.
Atualmente há no mercado diversas marcas de “pílulas da beleza” que diferem quanto à concentração de determinado componente e isso pode causar efeitos adversos. Por exemplo, algumas pílulas podem conter componentes como o complexo biomarinho, assim quem é alérgico a frutos do mar e a peixes não deve utilizar. Portanto é extremamente importante que o nutricosmético tenha recomendação médica.
O papel antioxidante dessas cápsulas, a hidratação da pele e o estímulo das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação da derme, são os efeitos que mais fazem milhares de consumidoras irem atrás dessas cápsulas: esses efeitos juntos previnem a flacidez e o ressecamento excessivo da pele
A tabela abaixo mostra alguns dos principais componentes dessas cápsulas:
NUTRIENTES/CÁPSULAS
O QUE FAZEM
Vitamina E e C
Potentes antioxidantes.
Licopeno
Maior representante dos carotenóides, têm maior potencial antioxidante que o beta-caroteno, pode ter efeitos cardiovasculares.
Flavonóides
Antioxidantes polifenóis naturalmente presentes em vegetais, frutas, vinho tinto e chás, aos quais promove cor, textura e sabor. Os grupos mais importantes de flavonóides são antrocianinas, flavonols, flavonas, catequinas e flavanonas. Essas substâncias também atuam inibindo a peroxidação lipídica.
Arginina
Possuiu ação benéfica via metabolismo do óxido nítrico, um potente vasodilatador.
Coenzima Q
Suplemento alimentar pouco popular em produtos cosméticos devido ao seu custo elevado.
Complexo Bio Marinho + vitamina C + zinco
Promete reduzir a aparência das linhas finas e rugas, alem de minimizar os sinais da pele danificados pelo sol.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não reconhece o termo nutricosmético e só denomina de cosmético o produto cujo o uso é tópico. Portanto, cápsulas e sprays da beleza são classificados pela Anvisa como alimentos funcionais ou suplementos alimentares.
Assim, embora sejam vendidos sem receita médica sempre procure a orientação de um especialista. É importante lembrar que os nutricosméticos devem ser utilizados em conjunto com uma dieta equilibrada e saudável. Portanto, não adianta tomar um pílula para diminuir a celulite e ter uma alimentação rica em frituras, gorduras, açúcares, doces em geral e pobre em fibras, frutas, verduras e legumes: o nutricosmético não faz milagre! Ele deve ser um aliado.
Vale lembrar também que os nutrientes contidos nessas cápsulas estão presentes em diversos alimentos*. Além disso, a prática de atividade física é fundamental para quem quer uma vida mais saudável e um corpo “perfeito”. Então será que vale a pena pagar caro nos nutricosméticos? Bom pense nisso, e faça sua escolha!

*Veja item 1: ANTIOXIDANTES & RADICAIS LIVRES

Fonte: Nutricosméticos. Disponível em: http://www.nutriestetica.com.br
Os Nutricosméticos. Disponível em: http://www.cosmeticaemfoco.com.br/




 3. Alimentação & Celulite: como evitar aqueles furinhos indesejáveis?
Que a celulite é o terror de grande parte das mulheres todo mundo já sabe. Mas o que fazer para evitar aqueles furinhos que incomodam tanto? Uma alimentação adequada pode ajudar, e muito! Embora possa estar relacionada a fatores genéticos, o que se sabe é que a alimentação inadequada e o sedentarismo são as principais causas do problema. Quando se melhora a alimentação consequentemente há uma redução na gordura corporal, melhorando o aspecto da celulite. Alimentos ricos em carboidratos (açúcares, massas), refrigerantes e alimentos contendo cafeína podem aumentar a celulite. É importante lembrar que a alimentação adequada ajuda a evitar a celulite, porém não há nenhum alimento específico que a faça desaparecer! Portanto desconfie de chás, capsulas e outros produtos milagrosos que prometem acabar com o problema. Segue abaixo algumas dicas para evitar a celulite!
Evite:
·         Alimentos industrializados, ricos em sal, conservantes e produtos químicos, como enlatados congelados, embutidos e salgadinhos;
·         Sucos processados, pois grande parte contém muitos conservantes;
·         Alimentos ricos em gordura, como batatas fritas e carnes gordurosas;
·         Alimentos ricos em açúcar simples, como doces, que geralmente além do açúcar contém muita gordura;
·         Bebidas alcoólicas e refrigerantes, guaranás naturais e mates que apresentam conservantes e cafeína, que contribui para a perda na absorção de alguns nutrientes.
Prefira:
·         Frutas e verduras ricas em líquidos e fibras solúveis;
·         A maçã é rica em pectina, uma fibra importante na neutralização das toxinas e gorduras em excesso na circulação;
·         Hortaliças verdes escuras, pois contém mais líquido e clorofila;
·         Alimentos ricos em Selênio E vitamina E:
possuem propriedades antiinflamatórias, como a linhaça, gengibre, castanhas do pará, gérmen de trigo, arroz integral, vegetais folhosos e legumes;
·         Proteínas magras, como aves, peixes, carnes magras, grãos, feijões, soja e derivados, leite, iogurte e derivados magros;
·         Água: fundamental, pois ajuda a desintoxicar e a limpar o organismo.



4. ALIMENTAÇÃO & CABELO
        Ter cabelos bonitos e sedosos é o que todo mundo quer, principalmente os mais vaidosos! A nutrição e hidratação dos cabelos e fundamental sendo que quando este cuidado vem de dentro para fora, os resultados são muito mais efetivos! Se você deseja que seu cabelo tenha uma aparência mais saudável e brilhante é hora de prestar atenção no que você anda comendo. A alimentação fornece todos os nutrientes fundamentais para a saúde dos fios, deixando-os mais fortes, evitando quebras e pontas duplas.
Uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais é a chave para ter um cabelo bonito, brilhante, cheio de vida e bem nutrido. E não precisa nem dizer que a água é essencial né? Tome de 8 a 10 copos por dia!
Veja abaixo quais nutrientes não podem faltar!

·         Proteínas: estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados, grãos.

·         Vitamina A: auxilia na manutenção de estruturas como cabelo e pele. Sua falta pode levar à descamação do couro cabeludo, mas em excesso pode fazer o cabelo cair. 
Fontes: leite, ovos, queijo, fígado, cenoura e espinafre. 

·         Vitamina C: tem ação antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células do fio. Fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.

·         Vitamina E: previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de novos fios. Fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.

·         Ácidos graxos poliinsaturados: os mais conhecidos são o ômega 3 e o ômega 6. Eles hidratam e dão força e brilho aos fios. Fontes: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja, canola e milho.

·         Cálcio: a falta deste  mineral deixa os fios mais quebradiços e finos. Consuma pelo menos 3 porções de fontes de cálcio por dia. Fonte: leite e derivados, sardinha e salmão.

·         Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.

·         Ferro:  fundamental para o fortalecimentos dos cabelos. Sua deficiência pode levar à queda. Fontes: carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão.

·         Magnésio: essencial para formação de proteínas que constitui os fios, assim como a queratina. Fontes: carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.

·         Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.

·         Zinco: estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Além de reduzir a oleosidade. Fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.