segunda-feira, 24 de outubro de 2011

OVO: MITOS E VERDADES...

Por ser um alimento barato e de fácil acesso, o ovo está presente na mesa de milhares de pessoas. Seja em preparações como bolos, tortas, pães ou mesmo cozido ou frito, o ovo está presente na nossa alimentação diariamente.
Entre os anos 80 e 90 o ovo foi considerado o grande vilão da alimentação, pois evidencias cientificas mostravam uma forte relação entre seu consumo e o aumento das chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, sendo o aumento do colesterol a principal causa.
Atualmente existem diversos estudos epidemiológicos que buscam relacionar o surgimento de doenças cardiovasculares e o consumo do ovo. Apesar disso, esses estudos não são suficientes para avaliar os riscos e os benefícios do seu consumo. E embora o ovo apresente uma quantidade significativa de colesterol, grande parte dos estudos científicos não encontram nenhuma relação entre o seu consumo e o risco de desenvolvimento dessas doenças.
O que faz com que o ovo seja por muitas vezes tão temido, é o fato de conter cerca de 213 mg de colesterol, sendo que a recomendação de ingestão diária de colesterol é de 300mg/dia. A verdade é que, nem todo colesterol ingerido causará o entupimento das artérias, já que ele desempenha diversos papéis no nosso organismo. Além disso, estudos dietéticos demonstraram que o aumento de colesterol no sangue está muito mais relacionado ao consumo excessivo de gordura saturada e hidrogenada. Essas gorduras são consideradas as mais perigosas ao organismo (além da gordura trans), pois aumentam o LDL (colesterol ruim) e o risco de doenças cardiovasculares.
O ovo é um alimento riquíssimo em nutrientes, especialmente proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo). A proteína presente na clara do ovo, a ovoalbumina, contém uma grande quantidade de leucina, um aminoácido utilizado em suplementos nutricionais, que evita a perda de musculatura. Por isso o ovo pode ser um aliado para aqueles que desejam manter a aumentar a massa magra. Porém, apesar de ser rico em proteínas, comer ovos crus com intuito de aumentar a massa muscular é algo que deve ser evitado, tendo em vista que o ovo possuiu uma substância de proteção natural chamada avidina. Essa substância, diminui a absorção de algumas vitaminas do complexo B (necessárias para a reparação muscular e importantes para o metabolismo energético) e pode levar ainda à contaminação por Salmonella.
O ovo também é uma excelente fonte de vitaminas A, E e vitaminas do complexo B e de carotenóides, importantes antioxidantes que previnem o envelhecimento  precoce e uma série de doenças.
Dentro de uma alimentação saudável, o consumo de ovo pode ser de até uma unidade por dia. De qualquer forma, deve-se alternar com outras fontes importantes de proteínas como peixes, carnes e frango e atentar-se ao modo de preparo, evitando o consumo de ovo frito, o que aumenta ainda mais o teor de gorduras.  Pessoas que possuem diabetes ou outros problemas cardiovasculares, como aqueles que já sofreram infartos, devem consumir no máximo 3 ovos por semana.
Os benefícios do consumo do ovo superam seus supostos malefícios, não devendo ser excluído da dieta a não ser que haja algum problema como alergia à clara do ovo, por exemplo. Consuma-o com moderação, pois tendo uma alimentação equilibrada, rica em fibras, verduras e vegetais, pobre em gorduras, açúcares e doces e fazendo atividade física regularmente, não há o que temer!



Fonte: O ovo e a Saúde. Disponível em: http://www.portaldoagrovt.com.br/
Ovo: Comer Ou Não Comer? Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/occ.php
4 verdades ( e 1 mentira) sobre o ovo. Revista Viva Saúde. Disponível em: http://revistavivasaude.uol.com.br
Os Alimentos Mais Saudáveis do Mundo: Ovos. Alimentação Saudável- O seu guia de nutrição. Disponível em:  http://www.alimentacaosaudavel.org/ovos.html

Um comentário:

  1. o problema é que certas informações funcionam como a velha brincadeira telefone sem fio, fala A no final já saiu um palavrão inteiro. independente se é ou não um endócrino a ciência e baseada em fatos não mitos, ou suposições não importa o que falem sem provas nada é fato estou ainda a fazer novos teste aumentando a quantidade para 20 ovos dias, a detalhe isso já faz 7 meses sem pausa de teste e ainda nada, o que notei foi que combinando com alguns cereais eu aumentei de 84 kg para 110 kg de massa muscular (faço musculação) nesses 7 meses algo que nem usuário de anabólicos conseguiram eu possuo um físico de quem faz musculação a uns 4 a 5 anos e todos pensam que uso "AES" estranho ou não estou aberto a fazer testes para que quiser prova do que falo.

    ResponderExcluir