quarta-feira, 24 de agosto de 2011

OS BENEFÍCIOS DA FARINHA DE BERINJELA

Atualmente é cada vez mais crescente o número de pessoas que apresentam doenças cardiovasculares (DCV). Essas doenças aumentam o risco de mortalidade e um dos maiores fatores de risco para o seu desenvolvimento é o colesterol elevado no sangue.  Assim, medidas que visam a redução dos níveis de colesterol, especialmente o LDL (o chamado “colesterol ruim”) e também de outros fatores de risco tem sido muito utilizadas por aqueles que desejam manter a saúde. E é aí que entra a farinha de berinjela.
A berinjela não contém gorduras e é rica em vitaminas A, do complexo B e C, sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, e flavonóides, compostos antioxidantes presentes na casca que ajudam a afastar doenças como o câncer. Estudos mostram que a farinha de berinjela auxilia na redução dos níveis de colesterol- LDL, glicose e triglicérides. Além disso, apresenta leve ação diurética, auxilia na melhora do funcionamento intestinal e nos tratamentos de artrite e reumatismo.
Além disso, para aqueles que desejam perder peso a farinha de berinjela pode ser mais uma aliada. Em um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante dois meses, 14 mulheres entre 30 e 45 anos que estavam acima do peso foram divididas em dois grupos. O primeiro foi submetido a uma dieta com baixas calorias e suplementação com 14 gramas de farinha de berinjela por dia (2 colheres de sopa duas vezes ao dia, de manhã e à noite ou durante as principais refeições).
O segundo grupo foi submetido à dieta hipocalórica sem suplementação. De acordo com Glorimar Rosa, coordenadora do Departamento de Nutrição da UFRJ e responsável pela pesquisa, as mulheres do primeiro grupo perderam em média seis quilos e tiveram uma redução significativa da circunferência da cintura. Além disso, elas diminuíram o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo dois, e também a concentração de ácido úrico (substância que, quando acima do recomendado, favorece inflamações e dores articulares), fatos que não ocorreram no segundo grupo.  Ao contrário do chá e do suco de berinjela, que não se mostraram eficientes para baixar o colesterol durante os testes, a farinha apresentou bons resultados em função de sua maior concentração de fibras solúveis. O alto teor de fibras do tipo solúveis na farinha de berinjela,limitam a concentração de gordura no sangue e ainda promovem saciedade, de acordo com a coordenadora da pesquisa. Além disso, recomenda-se que logo após o consumo da farinha seja ingerida uma fruta cítrica, rica em vitamina C, pois após a ingestão da farinha há um aumento na formação de radicais livres e a vitamina C por ser um antioxidante, neutralizaria esse efeito.
Como fazer a farinha de berinjela?
Em uma fôrma, coloque 1 kg de berinjela com casca cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200 graus por cerca de 2h15min. ou até o legume ficar crocante ou ressecado. Em seguida, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca. 
Rendimento: 100 g
Armazenamento: Guarde a farinha em pote bem vedado, em local arejado e longe da luz.  Pode ser na geladeira.
Validade: Um ano, quando bem armazenada e longe da luz.
JAo comprar a berinjela, escolha aquelas com casca lisa e brilhante, sem manchas amarronzadas.
Deve-se salientar que a farinha de berinjela deve estar associada a uma alimentação saudável, pois não adianta ter uma alimentação desequilibrada e esperar que apenas com a farinha você consiga alcançar os resultados que deseja. Você pode acrescentá-la em vitaminas, sucos, iogurtes ou frutas, de acordo com a sua preferência. Desfrute de todos os benefícios que essa farinha pode lhe proporcionar e tenha uma vida mais saudável!

RECEITA: Pasta de atum e farinha de berinjela 
Ingredientes:
• 1 lata de atum light (em água) - escorrer o excesso de água
• 2 colheres de sopa de requeijão light ou creme de soja
• 1 colher de sopa de farinha de berinjela
• Salsinha a gosto 
Modo de preparo:  Misture tudo e sirva com torradas.

Fonte: Experimente a Fariha de Berinjela. Revista Saúde é Vital. São Paulo: Editora Abril,2010.
- Farinha de berinjela é uma das novidades da Ciência para a Vida (25/11/2004). Disponível em: http://www.embrapa.br.
-Farinha de berinjela é a nova  aliada na luta contra a balança Disponível em: http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/farinha-de-berinjela-e-a-nova-aliada-na-luta-contra-a-balanca-20100705.html
- Baixe o colesterol com a berinjela. Disponível em: http://revistavivasaude.uol.com.br

7 comentários:

  1. Adorei a matéria, pretendo fazer uma dieta e incluir a farinha de beringela, espero obter bons resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soraya!Fico feliz que tenha gostado da matéria! Tenho certeza que sua dieta será um sucesso se você incluir a farinha de berinjela. Como você viu, ela tem uma série de benefícios e além disso você conseguirá atingir seus objetivos muito mais rápido usando-a! Qualquer sugestão de outras matérias também são sempre bem-vindas!
      Obrigada! Abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que é possível fazer a farinha em casa ! Não sabia disso
    Pensava que estava apenas disponível nas lojas de produtos naturais e pagava 10 reais o pacote em Niteroi.
    Mas compensava! Logo na primeira semana de uso os resultados apareceram ! Incrível !
    Vou fazer !!!

    Obrigada pela dica !

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da matéria. Estão de Parabéns! Vou fazer uso de farinha de berinjela agora. Achei muito benéfico.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Elizabete! Parabéns pelo Blog!! Faço uma dieta low carb. Passei por umaa quimioterapia e durante a mesma acabei me tornando intolerante ao glúten. (eu já era intolerante à lactose). Essa intolerância foi passageira (mas quase me matou rsrs) Mas acabou me fazendo aprender mais sobre alimentos, seus nutrientes, benefícios, ... Uma coisa q não entendo é pq não se incentiva o uso das fainhas de limão e berinjela numa dieta low carb. elas tem um pouquinho mais de carbo. mas só vão afetar de fato o processo cetogênico se vc consumir a receita inteira de uma única vez. A farinha de marujá eu nem digo nada pq ela inibe a absorção de gordura. Enfim... se vc puder me escklarecer mais sobre a ação dessas farinhas num contexto low carb eu agradeceria muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Michele!
      Fico muito feliz que tenha gostado do Blog!
      Na verdade eu acredito que esses outros tipos de farinhas incluindo até mesmo a farinha de arroz,que é sem glúten, são pouco incentivadas devido ao preço que muitas vezes é elevado, a não ser em locais como a Zona Cerealista em que você pode encontrar por preços mais acessíveis. Além disso embora tenha a opção de preparar essas farinhas em casa as pessoas acabam não optando por elas também pois acham que dá um certo trabalho para prepará-las.
      A vantagem desses tipos de farinhas nesse contexto é que contém uma grande quantidade de fibras e um menor índice glicêmico, ou seja, demoram mais tempo para serem absorvidas proporcionando mais saciedade e não provocam picos de hiperglicemia e produção excessiva de insulina (hormônio que está relacionando também com maior armazenamento de gordura corporal além de captar a glicose/açúcar para dentro das células). Acredito que dentro desse tipo de dieta essas seriam as principais vantagens!
      Espero ter ajudado!
      Continue acompanhando o Blog! Em 2016 teremos novidades! E fique à vontade para sugerir matérias ;-)

      Abraços

      Excluir