segunda-feira, 16 de maio de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE A ALIMENTAÇÃO

O post de hoje irá desvendar alguns mistérios sobre alimentação. São aquelas dúvidas que temos sobre determinados alimentos, histórias que ouvimos por aí, mas não sabemos se é verdade....Descubra o que é verdade e o que é mito!

1.Alimentos light e diet emagrecem?
Mito. Por terem redução do valor calórico ou de nutrientes que fornecem calorias, alguns alimentos desse tipo podem conter menor valor energético do que o produto original e, por isso, fazer parte da dieta de quem deseja perder peso. Mas isso não acontece com todos eles e, mesmo quando acontece, não há um "efeito emagrecedor".

2.Mamão e ameixa soltam o intestino?
Verdade.
Essas frutas,assim como outras em geral, contêm muitas fibras e são as fibras que fazem o intestino funcionar adequadamente. As verduras também possuem uma grande quantidade de fibras, portanto se você comer um prato de salada, o efeito será o mesmo.

3.Alimentos Integrais emagrecem?
Mito.  Alimentos integrais são considerados melhores opções por serem ricos em fibras e em vitaminas, portanto são mais saudáveis. Mas, se consumidos em grande quantidade, levam ao ganho de peso. Por outro lado, se consumidos com moderação, em substituição aos alimentos refinados, podem aumentar a sensação de saciedade, ajudando no controle do peso. Ou seja, quem come integrais em quantidades exageradas não vai emagrecer. O importante é consumir esses alimentos saudáveis em quantidades moderadas.

4.Suco de laranja com berinjela emagrece e combate o colesterol?
Verdade.  E não apenas a laranja e berinjela, mas todos os legumes e frutas ajudam a diminuir a absorção de gordura e colesterol dos alimentos. Porém, não o suficiente para substituir e dispensar os remédios.

5.Ficar em jejum ajuda a emagrecer?
Mito. Pular refeições para perder peso é uma prática errada e arriscada porque o organismo se readapta a estocar gordura a fim de tolerar esses períodos sem alimentação. Ou seja, quem faz jejum acaba acumulando mais gordura. O jejum prolongado (de ficar dias sem comer) faz a pessoa perder peso, mas prejudica a saúde e leva à perda de massa muscular. Quando volta a se alimentar, a pessoa engorda mais do que o normal, pois o organismo foi treinado para manter grandes reservas energéticas a fim de se prevenir de um novo período de jejum.

6.Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?
Verdade. Existem diversos estudos que comprovam que o consumo de tomates ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata e outros tipos e câncer.

7.Sucos naturais não engordam?
Mito. Apesar de ser considerada uma bebida saudável, muitas vezes o suco de fruta tem as mesmas calorias que a quantidade equivalente de refrigerante. Porém o suco de fruta natural é sempre recomendado por ser uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

 

8.Comer banana reduz cãibra?

Verdade. As cãibras podem ocorrer por diversos motivos, um deles é pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo. Mas existem outros alimento ricos em potássio, que também podem auxiliar: mamão, maçã, acerola, abacaxi, pêra, uva, morango, manga, melão, abacate, laranja, caju, damasco, ameixa seca, quinoa, uva passa, soja, mandioca, feijão, escarola, espinafre, brócolis, entre outros.

 

9.Tomar líquidos junto às refeições engorda?

Mito. O excesso de bebidas calóricas irá engordar, independente de serem ingeridas junto às refeições. De qualquer forma, não é recomendado que sejam ingeridos líquidos junto às refeições, pois eles irão prejudicar a digestão e absorção de nutrientes, devido à diluição do ácido clorídrico, mas não existe relação direta com o aumento de peso.

 

10.Comer alimentos ricos em carboidratos a noite engorda?

Mito. Os alimentos ricos em carboidratos devem ser ingeridos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa conter carboidratos, proteínas e lipídeos. Mesmo a noite eles devem ser ingeridos, mas é claro, nada de exageros.O que irá promover o ganho de peso não é o consumo de carboidratos à noite, mas sim o excesso desse nutriente, já que à noite tendemos a gastar menos energia. Assim, a energia consumida em excesso será armazenada na forma de gordura corporal.

11.As bebidas alcoólicas elevam a glicose no sangue?
Verdade. Boa parte das bebidas alcoólicas é composta por carboidratos provenientes do trigo ou da cevada, da uva ou do milho. É o caso, por exemplo, da cerveja, do vinho e do uísque, respectivamente. É por isso que o consumo de álcool pode alterar os níveis de glicose no sangue. Um copo de cerveja eleva 50% mais os níveis de glicose no sangue do que uma colher de sopa de açúcar.

12.Beber água em jejum emagrece?

Mito. A água é essencial para o bom funcionamento do organismo. O consumo indicado é de no mínimo 2 litros por dia. Porém, não existe relação entre seu consumo em jejum e o emagrecimento.

13.Crianças também podem ter colesterol alto?
Verdade. Atualmente tem aumentado o número de crianças com sobrepeso e obesidade, um dos fatores que mais contribuem para elevar os níveis de colesterol. A obesidade infantil está relacionada ao aumento do consumo de alimentos gordurosos, como frituras e salgadinhos, e à redução dos alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas e legumes. Além disso, o sedentarismo influiu indiretamente, já que as crianças tendem a passam mais tempo na frente da televisão e do computador, por exemplo, muitas vezes acompanhadas de algum alimento calórico.

 

14.Comer manga com leite faz mal?

Mito. Esse mito surgiu para evitar que os escravos roubassem leite das fazendas, pois havia muita manga disponível naquela época. Não existe nenhuma comprovação científica que estes alimentos, quando ingeridos em conjunto, façam mal à saúde.

15.Engordamos mais ao envelhecermos?
Verdade.  Conforme envelhecemos, nosso metabolismo tende a se tornar mais lento associado a isso o desequilíbrio hormonal Esses fatores prejudicam a queima de calorias e a absorção de nutrientes. Outro fator é o sedentarismo, pessoas idosas tendem a exercitar menos, o que contribui para o ganho de peso.

16.Comer abacaxi após a refeição ajuda a emagrecer?
Mito. Por ser um alimento diurético, o abacaxi quando consumido após as refeições auxilia no processo digestivo, mas não diminui os valores calóricos das refeições.

17.Margarina é sempre melhor do que manteiga para a saúde?
Mito.
Apenas os alimentos de origem animal têm colesterol, e a margarina não é. A manteiga é rica em gorduras saturadas e colesterol, ambos ruins para o sistema cardiovascular. A margarina não tem nenhuma dessas duas substâncias, o que a torna, em teoria, mais saudável. Porém, a margarina contém gordura trans, cujo efeito perverso é o de aumentar os níveis de LDL, o colesterol ruim, e reduzir o HDL, o colesterol bom. Apesar da porcentagem de gordura trans na fórmula da margarina ser baixa deve–se ter cautela e consumir em quantidades moderadas.

18.Leite provoca gases?
Depende. Existem algumas pessoas que apresentam deficiência de lactase, uma enzima que digere o leite. Nesse caso, a bebida provoca gases, cólicas e diarréia. Porém isso não ocorre quando são consumidos os alimentos derivados do leite como queijo, requeijão e iogurte, já que durante o processo de fermentação desses produtos a ação da lactase é inibida.

19.Amendoim e chocolate causam espinhas?
Mito.
O fato é que dietas ricas em gordura favorecem o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Amendoim e chocolate são alimentos gordurosos, mas não são eles a causa de espinhas.

20.Adoçante artificial causa câncer?
Mito. Em estudos realizados, ratos submetidos a doses elevadas do adoçante ciclamato apresentaram alta incidência de leucemia. Os especialistas, porém, dizem que para produzir o mesmo efeito em seres humanos, o ciclamato teria de ser consumido em doses diárias descomunais por décadas a fio. O ideal é que o consumo de adoçantes seja realizado com moderação, sempre alternando os tipos de adoçantes utilizados (sorbitol, aspartame, etc).


Fonte: Mitos e verdades sobre a alimentação. (Publicado em 27/07/2008). Disponível em: http://nutrinet.com.br/nutridicas/mitos-e-verdades-sobre-a-alimentacao
Confira 20 mitos e verdades sobre emagrecimento. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4369.shtml
Mitos e verdades sobre alimentação (Folha Online, 11/11/2003). Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u100.shtml
Açúcar: O Perigo Branco. Revista Veja: 30 de Agosto de 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário