sexta-feira, 27 de maio de 2011

DELÍCIAS DO OUTONO/INVERNO: SOPAS & CALDOS

Com o friozinho que tem feito nada melhor do que tomar uma sopinha para aquecer. São diversas opções, uma variedade de sabores disponíveis. Algumas pessoas optam pelas sopas com intuito de emagrecer. Mas preste atenção, pois muitas vezes as sopas industrializadas podem conter uma grande quantidade de sódio e gordura. Nesse caso é importante estar atento aos rótulos, dando preferência às sopas light.
Caso, você prepare a sopa em sua casa, é importante que ela contenha alimentos de todos os grupos alimentares: carboidratos (arroz, batata, inhame, milho, mandioca, etc), proteínas (carne vermelha, peixe, soja, feijão) e vitaminas e minerais (legumes como cenoura, vagem, couve, brócolis, beterraba, etc), que contém fibras. Caso a sopa, seja apenas uma entrada , ela não precisa conter todos esses nutrientes.  Além disso, você também pode optar por caldos antes das refeições principais: isso irá diminuir seu apetite para a refeição, ou seja, você irá se controlar mais antes de se servir.
CALDOS: são da família da sopa, porém se destacam por serem mais espessos e engrossados e conterem ingredientes sólidos. Em geral são cozidos com menos água e por um tempo mais prolongado em fervura leve.
CONSUMÊ: trata-se de um caldo geralmente de carne, com sabor concentrado, porém clarificado. Podem ser servido com gema de ovos, croutons e trufas entre outros ingredientes.
SOPAS CLARAS: em geral são mais líquidas que os caldos. São feitas à base carnes, aves, peixes, vegetais e grãos, entre outros ingredientes fervidos em água quente para extrair o sabor dos alimentos.
SOPAS CREME: são feitas como as sopas claras e podem variar nos ingredientes e temperos. A diferença esta na finalização: são processadas em forma de purê ralo, por meio de liquidificador, mixers, processadores ou passadas na peneira.
 Quanto ao valor nutricional, isto irá depender dos ingredientes adicionados. As mais calóricas e ricas em gorduras são aquelas preparadas à base de cremes de leite, carne seca.  Já as sopas em que alimentos fontes de carboidratos são os ingredientes principais, tendem a ser mais calóricas. Os caldos, por sua vez, são ricos em vitaminas e servem de base para a sopa e outras preparações culinárias.
Assim, é importante prestar atenção aos ingredientes que serão utilizados: tomate (fonte de vitamina A e C, e de betacaroteno); brócolis (rico em fibras e antioxidantes); espinafre (rico em vitaminas A, folato e C e potássio); cenoura (fonte de betacaroteno e de fibras); feijão (rico em fibras); peixe (fonte de proteínas, ferro e  ômega-3); ervilha (rica em sais minerais, contém vitamina A, do complexo B, e C); alho (possui possui propriedades antibióticas, vitaminas B1, B2 e C); mandioquinha (contém ferro, potássio e  é rica em vitaminas do complexo B), etc.
A tabela abaixo mostra as calorias das sopas mais apreciadas Fique de olho!
SOPAS E CALDOS
MEDIDA CASEIRA
QUANTIDADE
VALOR CALÓRICO
Caldo de peixe
1 prato fundo
300 mL
51
Canja de galinha
1 prato fundo
300 mL
216
Caldo verde
1 prato fundo
300 mL
368
Sopa de legumes
1 prato fundo
300 mL
214
Sopa de legumes com carne
1 prato fundo
300 mL
230
Sopa de feijão com macarrão
1 prato fundo
300 mL
396
Sopa de ervilhas
1 prato fundo
300 mL
228
Creme de espinafre
1 prato fundo
300 mL
238
Creme de cebola
1 prato fundo
300 mL
133
Sopa de aspargos
1 prato fundo
300 mL
132
Sopa de cebola
1 prato fundo
300 mL
134
Sopa de macarrão
1 prato fundo
300 mL
304
Sopa de tomate
1 prato fundo
300 mL
164

E quem pensa que no calor o consumo de sopas é baixo, engana-se. Tem se tornado freqüente o consumo sopas frias no verão. Normalmente são sopas à base de frutas ou legumes como morango, maçã ou pepino, por exemplo.
Lembrando que o consumo de sopas como substituto das refeições principais não deve ser freqüente, já que na maioria das vezes as calorias contidas na sopa não irão suprir todas as suas necessidades em uma refeição como o almoço. Isso é claro irá variar de acordo com o cálculo de suas necessidades calóricas diárias.
Dê preferência às sopas de leguminosas e hortaliças (sopa de feijão, de ervilha, de soja, por exemplo) e complemente-as com outros alimentos. Evite utilizar carnes gordurosas, alimentos calóricos (sopa de queijo) e mais de uma fonte de carboidrato (macarrão e batata, inhame e arroz, por exemplo). Faça a escolha certa e delicie-se!

Receita: 1:  Sopa de frango com legumes
Ingredientes
·           1 frango cortado em pedaços
·           1/2 colher de manjericão
·           Pimenta a gosto
·           Sal a gosto
·           1 dente de alho
·           3 cenouras tamanho médio cortada em tirinhas
·           3 cebolas pequenas cortadas em rodelas
·           300 g de vagem cozida
·           3 abobrinhas pequenas cortadas em rodelas
·           1/2 xícara de macarrão
Modo de Preparo:
1.      Junte o frango com todos os temperos e 6 xícaras de água e cozinhe em fogo forte até levantar a fervura
2.      Abaixe o fogo e deixe por mais 1 hora
3.      Retire a carne de frango e deixe esfriar
4.      Reserve o caldo
5.      Desosse a carne de frango e corte em pedacinhos
6.      Retire a gordura da superfície do caldo que ficou reservado
7.      Junte o frango picado, a cenoura, a cebola e a vagem
8.      Deixe levantar fervura e abaixe o fogo
9.      Tampe e cozinhe durante 20 minutos
10.  A seguir acrescente a abobrinha, o macarrão e cozinhe durante 15 minutos, ou até que fique bem macio
11.  Retire e sirva quente
Rendimento: 6 porções.
Tempo de preparo: 1:10 min.

 

Receita: 2: Caldo verde  

Ingredientes
·           1/2 kg de mandioca cozida
·           100 g de linguiça calabresa em rodelas finas
·           3 dentes de alho amassados
·           2 tabletes de caldo de galinha
·           6 folhas médias de couve cortada em tiras
·           sal a gosto
Modo de Preparo:
1.      Bata no liquidificador a mandioca e 2 xícaras (chá) de água por 2 minutos, ou até obter um creme
2.      Retire e reserve
3.      Em uma panela grande, aqueça o óleo e frite a lingüiça e o alho, mexendo de vez em quando até ficar levemente dourado
4.      Em seguida, junte o creme reservado, o tablete de caldo de galinha dissolvido em 1 litro de água morna e veja se precisa de sal
5.      Abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até encorpar
6.      Junte a couve e cozinhe até a couve ficar macia
7.      Retire e sirva bem quente
Rendimento: 6 porções.
Tempo de preparo: 50 min.
JPor ser uma receita rica em calorias e conter ingredientes com uma quantidade expressiva de sódio e gordura (caldo de galinha e linguiça calabresa), evite o consumo excessivo e frequente.



FONTE: Sopas & Caldos: http://www.rgnutri.com.br; Caldos e Cremes: http://www.vidarestaurante.com.br/sopas.htm; http://tudogostoso.uol.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário