segunda-feira, 9 de maio de 2011

CHÁ VERMELHO, BRANCO, VERDE... QUAL É A DIFERENÇA?

          
O consumo de chás tornou-se cada vez mais freqüente no nosso dia-a-dia,sendo uma das bebidas mais populares no mundo. Esta cultura existe por diversas razões, entre elas, os benefícios que traz a saúde e suas importantes propriedades fisiológicas dada pela presença de substâncias como os flavonóides. Mas, com tantas opções disponíveis como saber qual é a diferença entre eles? Por isso, o post de hoje fala a respeito dos principais tipos de chás disponíveis no mercado, suas diferenças e seus benefícios!
Os chás são provenientes da mesma planta Camellia sinensis e são divididos nessas categorias de acordo com a forma com que a planta é processada. O chá branco é obtido dos brotos da Camellia sinensis, que passam apenas por um processo de secagem, sem fermentação. O verde é feito com as folhas da planta, que são torradas imediatamente após a colheita, para que não ocorra a fermentação. No chá Oolong, as folhas torradas passam por um processo de fermentação que é interrompido prematuramente e, portanto é considerado semifermentado. No chá preto, o processo de fermentação é realizado até o fim.  
            O conteúdo de polifenóis do chá pode varias conforme o local de cultivo, clima e processamento. Os chás verdes e brancos costumam apresentar maior teor de catequinas. Por esse motivo, o chá verde, que é mais comum do que o branco, é o mais utilizado nas pesquisas sobre os efeitos do chá na saúde. No entanto, pesquisas recentes têm mostrado que, em alguns aspectos, o chá preto pode ser tão eficaz quanto o verde, como na redução de peso e gordura corporal.

PARTICULARIDADES DE CADA CHÁ
CHÁ PRETO
Tipo mais processado da "família" é o mais forte e mais cafeinado, congregando menos
qualidades. O método de processamento, chamado CTC ("Crush, Tear, Curl", ou Esmagamento, Rasgo, Enrolamento), costuma ser feito por máquinas e com folhas de baixa qualidade. O processo de fermentação oxida totalmente as folhas e as deixa com uma tonalidade mais escura que as dos outros chás da mesma erva.
Por conter alto teor de cafeína, o chá preto deve ser consumido com cautela. Quando de boa qualidade, possui as mesmas propriedades do chá verde: propriedades hipoglicemiantes, emagrecedoras, anticolesterol e anticancerígenas. Quando ingerido após as refeições o chá preto ajuda a controlar a absorção de gorduras e de açúcares, razão pela qual ele ajuda a emagrecer e a controlar a glicemia (açúcar no sangue) e o colesterol.

CHÁ BRANCO
É obtido dos miolos e das pontas das folhas muito jovens e, depois de seco, ganha um sabor delicado. Só pode ser colhido uma vez por ano e, por causa dessa "raridade", tem preços mais altos. É rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. Ao contrário do chá preto, o branco não passa pelo processo de oxidação.
            Estudos concluíram que tanto o chá branco quanto o verde aumentam a proteção da pele contra os efeitos dos raios ultravioleta, reduzindo o dano ao DNA e às células cutâneas, mas não diminuem a absorção dos raios solares pela pele. Como o chá branco é feito com a planta menos processada, ele conserva mais suas propriedades, como as substâncias antioxidantes. Por isso, entre todos os chás, é o que apresenta maior concentração de polifenóis. 
Como toda bebida com alto teor de cafeína, o chá branco também acelera o metabolismo e ajuda a eliminar gordura corporal. Por isso, ficou famoso entre aqueles que querem perder peso. Mas os especialistas em metabolismo avisam que é melhor beber o chá apenas até as 18h devido à cafeína, ingeri-lo mais à noite pode causar insônia. Além disso, o ideal é tomá-lo logo após o preparo, fervendo por no máximo três minutos, pois o ar destrói parte dos componentes ativos.
Pesquisas mostraram que o chá branco tem um ativo importante, o tanino, responsável por baixar o colesterol "ruim", que bloqueia as artérias. Os pesquisadores sugerem ainda que o consumo diário do chá branco, na quantidade de pelo menos três xícaras, reduziu de maneira relevante o risco de ataques cardíacos.

CHÁ VERMELHO
Conhecido também como pu-erh, que significa chá envelhecido e recebe esse nome pela
diferença no modo como é processado em relação aos outros chás.  As folhas são submetidas a uma fermentação especial, que as torna mais resistentes e dá a cor de terra que justifica o nome. Segundo estudos, guarda a maioria das propriedades, como a redução do colesterol LDL e o auxílio na perda peso.
Estudos realizados nos últimos anos têm investigado os benefícios à saúde realizados pelo chá vermelho, como efeitos antioxidantes, anticancerígenos, a redução do nível de colesterol, da pressão arterial, e da glicemia,
além de melhorar a flora bacteriana no intestino. No extrato foi identificada a presença da estatina, uma substância do grupo das lipoproteínas, com capacidade de inibir a produção da enzima responsável pela síntese de LDL e VLDL colesterol no sangue.
Outros resultados revelaram que estão presentes no chá vermelho a epicatequina, o acido ascórbico, os flavonóides e os compostos polifenólicos, substâncias que exercem um efeito protetor nos danos oxidativos celulares prevenindo o envelhecimento e até mesmo o câncer. Estudos também apontam a presença do ácido gama-aminobutírico (GABA) que tem recebido maior atenção porque ele age como um relaxante e ajuda no sistema imune.

CHÁ OOLONG
Intermediário entre o chá verde e o chá preto, é considerado um "semiprocessado", mantendo algumas características terapêuticas. As folhas do chá oolong são tradicionalmente enroladas para formar uma espécie de caracol ou então são apresentadas em forma de bola. Minuciosamente preparado, é um chá cujo paladar forte e até um pouco amargo, acaba por deixar persistir um sabor doce.
Além do chá oolong ser um complemento eficaz para hipoglicemiantes orais no tratamento da diabetes tipo 2, pesquisadores japoneses relataram que pacientes com uma forma de eczema melhoraram após beber um litro de chá oolong diariamente. Estudos mostram ainda que os polifenóis do chá Oolong inibiram fortemente a atividade enzimática de alguns tipos de estreptococos; e podem ser úteis para o controle da cárie dentária.

CHÁ VERDE
            É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o
processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto.          É rico em polifenóis, principalmente catequinas. Entre uma variedade de efeitos benéficos à saúde atribuídos ao consumo do chá verde, grande atenção tem sido focalizada no seu efeito na redução da gordura corporal. Estudos com culturas de células e animais mostraram que o chá verde aumenta a oxidação de gorduras e a termogênese, o que contribuiu para a perda de peso e massa gorda. Esse efeito também foi verificado em seres humanos.
A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.
A prevenção de câncer promovida pelo chá verde é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. Contém, manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2. É um pouco mais processado do que o chá branco, mas, como suas folhas também sofrem pouca oxidação, guardam qualidades importantes. Estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sangüíneos de LDL, que é a fração ruim do colesterol, e à melhora das condições das artérias.
           
Para finalizar, lembre-se que os efeitos dos chás não ocorrem por si só. Não adianta ter uma alimentação ruim e desequilibrada e tomar diariamente o chá, acreditando que eles irão “fazer milagre”. Independente do tipo de chá escolhido, seu consumo deve ser associado a uma alimentação saudável, para que seus efeitos sejam potencializados!


Fonte: Chá: Revista Nestlé Bio- Nutrição e Saúde, ano 4, nº12, agosto 2010, São Paulo. Tudo Sobre o Chá Verde. Disponível: http://www.chaverde.org/index.php; Conheça as características de cada tipo de chá. Folha Online: 27/09/2007; Chá Branco: http://www.chabranco.com.br/; Chá vermelho: www.rgnutri.com.br; Chá branco vira estrela como bebida e em cosméticos. Folha Online: 27/09/2007; Você Conhece o Chá Branco?: www.rgnutri.com.br; Chá Oolong: http://casadocha.com/artigos/como-preparar-cha-oolong; Chá Oolong: http://www.amigosdocha.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário