segunda-feira, 21 de março de 2011

METABOLISMO ENERGÉTICO

O primeiro post publicado neste blog  aborda um tema de bastante interesse das pessoas que procuram perder peso. Muitas vezes não entendemos porque algumas pessoas comem pouco e mesmo assim não perdem peso, enquanto que outras comem muito e não ganham peso. Tudo isso é “culpa” do nosso metabolismo...O texto abaixo, é baseado em reportagens publicadas na Revista Veja, e no Caderno Folha Equilíbrio do Jornal Folha de São Paulo. No próximo post, será publicada a continuação, com alguns fatos sobre o metabolismo e dicas de como acelerá-lo. Boa leitura!



Metabolismo energético é aquele que coordena a matemática das calorias que entram que saem e quanto é estocado sob a forma de tecido adiposo. A eficácia com que o organismo gasta energia varia de uma pessoa para outra. Ainda que o peso da genética sobre o metabolismo seja grande, não se pode desprezar o impacto do estilo de vida sobre o metabolismo. Os bons hábitos podem acelerar o ritmo metabólico. Os maus diminuí-lo. Entre as alternativas mais efetivas para aumentar o metabolismo, está o treino para ganho de massa muscular. Quanto mais músculos, maior será a taxa metabólica. A explicação é que o tecido muscular gasta mais energia para funcionar do que o tecido adiposo.
Os hábitos alimentares também têm um papel na determinação da velocidade do metabolismo. Certos alimentos entorpecem a máquina. Outros lhe aceleram o ritmo. O açúcar refinado aciona no organismo um botão que poderia levar o rótulo de "estocar gordura". Ele fornece energia a um ritmo mais rápido do que ela pode ser queimada. Como resultado, acaba sendo estocado na forma de gordura.
Com o envelhecimento, o ritmo metabólico tende a diminuir. Mas não se pode culpar exclusivamente o avançar da idade pelo aumento de peso decorrente dessa queda. Por isso, vários especialistas insistem que, com o passar dos anos, é fundamental manter elevado o nível de exercícios físicos e reduzir o consumo de alimentos em cerca de 100 calorias por década. Tais medidas devem ser adotadas a partir dos 30 anos. A recompensa está na manutenção do mesmo peso da juventude.
Continua...

FONTE: Revista Veja (Metabolismo- A ciência da energia do corpo-11 de Julho de 2007); Folha Equilíbrio (Entenda o metabolismo 12.de Junho de 2006)


Nenhum comentário:

Postar um comentário